Temas de Redação ENEM 2020

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Queridaions,

Estamos a menos de 2 meses para a prova do Enem 2020, que acontecerá em janeiro de 2021. Para você dar aquele gás nesta reta final, fizemos uma lista de temas para você treinar.

 Será que o tema de redação do Enem 2020 estará nesta lista? Olha, somos pés-quentes, viu?! Vamos lá!

  1. Solidariedade/Trabalho voluntário

Este tema está sendo muito debatido, uma vez que no contexto de quarentena há diversas ações solidárias para ajudar famílias com menor poder aquisitivo que estão enfrentando diretamente a realidade da fome. Além disso, diversas empresas distribuíram, gratuitamente, máscaras para a prevenção ao coronavírus. Outro aspecto de destaque é a atuação do terceiro setor (Ongs, Oscipes), que vem crescendo no país. Nesse sentido, o aluno pode lembrar de usar como repertório as ações e pensamentos de Betinho – trabalhamos isso no nosso curso, hein?!Dá uma conferida neste vídeo que o Prof. Waldyr Imbroisi fez sobre o Betinho: clique AQUI

2. Empreendedorismo

Cada vez mais há o incentivo ao empreendedorismo no Brasil, como alternativa de geração de renda. Como o desemprego vem crescendo e o Mercado está em retração, certamente, o governo irá incentivar os microeempreendores. – Prof, dá uma dica de alusão histórica 🙂 Claro! Você pode citar as ações e os empreendimentos inovadores do Barão de Mauá em pleno o período imperial.

3. Saúde Mental

Tema quentíssimo, que pode ser combinado com diversos outros temas, a exemplo das redes sociais. Aqui, o Enem pode explorar a valorização da vida, obesidade, a intensificação do sentimento de solidão. Além de usar o conceito de “autocuidado”, de Foucault rola fazer uma contextualização a partir de filmes e séries, a exemplo de “Black Mirror”, “13 Reasons Why” e “Coringa”.

4. Mobilidade Urbana e Urbanização

Costumo dizer que esses dois temas são clássicos. É bom ficar sempre atento, porque é um problema que persiste em nossa sociedade. Assim, a sua produção textual deve abordar o direito à cidade, qualidade de vida, segregação socioespacial, democratização dos espaços públicos. Lembra do geógrafo Milton Santos que você estudou no nosso curso? Então, as ideias dele vão sofisticar demais os seus argumentos.

5. Fake News

É um dos temas mais debatidos em 2020. As notícias falsas impactam diversas áreas na sociedade: podem abalar a democracia ao alterar resultados de eleições, pode prejudicar relações comerciais e, em casos mais extremos, podem levar a uma onda de violência e de práticas intolerantes. Nesse sentido, o aluno pode refletir as “Fake News” a partir do conceito de “Pós-Verdade”, no qual as pessoas tomam decisões relacionadas às suas crenças pessoais, pouco importando os fatos, os dados de pesquisas. Para sofisticar suas reflexões, você pode citar Noam Chomsky e usar diversas produções cinematográficas, a exemplo de “Redes do ódio” e “Dilemas da Rede”.

Está gostando da lista e dos temas? Tomara que sim! Antes de prosseguirmos, queremos divulgar o nosso curso REVISIONAL PARA REDAÇÃO DO ENEM 2020. Ele está fodástico e pode contribuir para que você consiga chegar ao milzão! São 12 aulas + 5 correções personalizadas. Chega junto, porque ainda dá tempo de fazer uma boa preparação com os melhores professores deste Brasilzão!

Curso revisional de redação Enem 2020: https://casaderedacao.com.br/courses/revisional-curso-com-12-aulas-5-correcoes/

6. Cultura do Cancelamento

Mais um tema muito discutido nos últimos 2 anos. Por que cancelar determinados comportamentos e pensamentos? Quem cancela quem? Por que isso pode ser prejudicial à liberdade de expressão e promover intolerância? São perguntas que podem contribuir para um bom desenvolvimento do tema. Confira AQUI mais informações.

7. Crianças e Adolescentes

No ano de 2020, o Estatuto da Criança e do Adolescente completou 30 anos. Há várias formas de explorar este tema: o crescimento da violência contra crianças e adolescentes e a redução da maioridade penal. Aqui, o aluno pode lançar mão de dados de pesquisas (Atlas da Violência, Mapa da Violência) e do conceito coringa de cidadania de Thomas Marshall, visto no nosso curso de redação. Ademais, o debate sobre a adoção no Brasil pode ser cobrado, uma vez que há burocracias nesse processo e muitas crianças que passam dos cinco anos de idade encontram dificuldade em serem adotadas pelas famílias.

8. Discurso de ódio

Refletir a diferença entre liberdade de expressão e discurso de ódio é essencial. Dois autores bem legais que vimos no nosso curso são os pensadores John Locke e Voltaire. Ademais, é importante perceber que diversas empresas que anunciam nas redes sociais estão fazendo boicote com o intuito de forçar medidas que coíbam conteúdos que disseminam o ódio e as notícias falsas.

9. Educação no Brasil

Infelizmente, a educação brasileira possui péssimos resultados: os últimos dados do PISA mostraram que nossos alunos estão mal em matemática, leitura e ciências. Com a pandemia, as desigualdades educacionais ficaram ainda mais evidentes, já que os governos demoraram em garantir condições de estudos e os alunos de escolas públicas, em sua maioria, não possuem recursos tecnológicos para acompanhar algumas medidas, como as videoaulas.

10. Saneamento básico. 

Mais de 100 milhões de pessoas não possuem acesso à rede coletora de esgoto (dados do Instituto Terra), o que ocasiona diversos problemas de saúde pública e nega o acesso à cidadania. Logo, é um problema de desigualdade social no Brasil e um desrespeito ao princípio da dignidade humana. Lembra do Thomas Marshall? Então, manda ele lá na redação 😉

11 Coronavríus. 

Este é o tema do momento, portanto muita atenção porque pode aparecer como tema de redação ou na prova de ciências humanas. É importante o candidato pensar como essa pandemia impactou as relações intrapessoais e interpessoais, bem como acentuou as desigualdades sociais e modificou o mundo do trabalho.

Sabe o que pode te ajudar nesta reta final de estudos tanto na redação (repertório) como na prova de Ciências Humanas? As edições da revista de Atualidades Centro do Mundo! Confira AQUI as duas edições lançadas.