Revista digital Guia de atualidades Centro do Mundo

Prepare-se para explorar
o Centro do Mundo

Prepare-se para explorar
o Centro do Mundo

A partir daqui, você pode simplesmente se teletransportar para o centro, ou escavar e entender até o final o conteúdo que preparamos exclusivamente para você.

Todo conhecimento começa na crosta, na camada mais superficial;

 ali se erguem as primeiras impressões, os golpes de efeito e lantejoulas do saber. Este ponto mais raso é alegre. Promete grandes coisas, e enche os olhos de quem a conhece. Mas, se seu brilho aprisiona o olhar e a exploração para por ali, o conhecimento faz-se rígido, dureza de rocha; não há saber mais difícil de quebrar do que o da superfície que insiste em ser o mesmo.

Tudo fica mais quente quanto mais se aprende.

 As partículas se agitam com intensidade, e o que parecia certo se torna duvidoso – novas perguntas, inquietações nunca antes evocadas no conforto da superfície. Os saberes tornam-se líquidos, desfazendo as barreiras que separam as ciências no nascimento ardente das incertezas – ah, as incertezas! – que conduzem ao núcleo os que ousam querer sempre mais.

No fim, tudo se unifica no centro do mundo.

No contato de todos os saberes em esfera incandescente, não se pode mais ver a vida de dentro das caixas: estão todas misturadas, plenas e potentes. É para lá que se dirigem, com coragem, aqueles que contestam com base em suas explorações. Aqueles que desfazem os pré-conceitos e perguntam mais do que respondem. Todos que descobrem que, assim como a Terra, o saber não é plano.

Centro do mundo: o rasgo da crosta, o mergulho pelo manto, o saber mais profundo. É aqui que você está.

  • 117 páginas
  • 10 temas incríveis debatidos
  • 6 professores especialistas envolvidos no projeto